terça-feira, julho 01, 2008

Cada acorde em seu lugar - por Fernanda Couto


Antes de chegar ao palco, discretamente teve de cuspir. Nojento? Que nada! Ele tava meio ruim do ‘catarro’ como justificou alguns minutos depois. E nessa simplicidade, ele subiu, chamou a atenção da criançada inquieta e falou sobre música, profissão e literatura. Duca Leindecker, guitarrista e vocalista da banda Cidadão Quem, autor dos livros “A casa da esquina” e “A favor do vento” e também da trilha sonora do filme “As vidas de Maria”, foi uma das grandes atrações da III Feira Regional do Livro de São Sepé.
Num bate-papo descontraído, Leindecker trouxe em seu discurso a infelicidade de alguns: “Vou parar um pouco com a Cidadão, por motivos pessoais.”. Mas os fãs não ficarão a ver navios, pois um projeto do Humberto Gessinger, líder da banda Engenheiros do Hawaii, com Duca está para ser lançado até o final do ano. Ambos já trabalharam juntos, inclusive na composição de uma música pertencente ao álbum 7! da Cidadão Quem.
Leindecker escritor não teme em se assumir e justifica: “O Duca escritor é o Duca mesmo. O livro te expõe de uma forma mais profunda. Afinal, toda a forma de arte tem de ser um sentimento verdadeiro extravasado.”. Uma nova obra já está sendo preparada, que fala sobre um artista plástico que faz telas pelas quais as pessoas se encantam. É um realismo fantástico, porém autobiográfico. “Os livros sempre são o espelho de algo que o cara viveu. Se as pessoas colocassem para fora o que sentem, canalizassem a energia em algo produtivo, o mundo seria muito melhor!”, sugere o artista.
A fórmula do sucesso se explica com a relação de amor com o público gaúcho. “O gaúcho se acha, mas tem motivos. Eu sou artista regional, o RS tem uma coisa que nenhum estado e arrisco a dizer que nenhum outro lugar do mundo tem. Tenho uma relação de amor com o estado. Construí tudo aqui e fui muito acolhido. É uma relação que rende mesmo.”, finaliza o artista após alguns chimarrões.





(Entrevista realizada para o jornal A Fonte)


"Sonhei que as pessoas eram boas em um mundo de amor e acordei nesse mundo marginal".



Trilha sonora: Dia Especial - Cidadão Quem