segunda-feira, janeiro 19, 2009

Que planeta é esse?

No início de cada ano, o cenário musical da região Sul do país é marcado por um evento: o Planeta Atlântida. Desde já as informações bombardeiam a tela da TV, assim como as ondas do rádio. Os shows são para os mais variados gostos, indo de MV Bill a Victor e Léo. Ainda tem os palcos paralelos, que atendem as expectativas de qualquer fã de música. Obedecendo, obviamente, à regra de mercado: estará lá quem vende bastante.
Há quarenta anos, um festival de música com variados estilos marcava uma geração: o Woodstock. Realizado em Nova York, recebeu mais de 400mil pessoas. O evento, além de musical, foi o marco da contracultura, que era uma forma de contestação aos valores tradicionais e morais da sociedade.
Em 1985, foi a vez de o Brasil ter um festival relevante, conhecido: o Rock in Rio. Neste, o estilo musical está explícito no nome e destacou-se por ser o precursor a trazer atrações do rock internacional como AC/DC, Iron Maden e Queen, que até então não faziam shows na América do Sul.
Pois bem, agora a chamada para o festival (ao qual me referi no início do texto) de um dos principais patrocinadores é a seguinte: “É pra pegar geral”. No comercial também se refere à “preparar os hormônios”. E eu sempre entendi que o planeta onde a música é o ar que se respira, ou seja, um fomento à cultura musical... acho que me enganei. A música parece estar em segundo plano.

2 comentários:

nixon vermelho disse...

Ótimo o seu blog!
E quanto a música, hoje ela tem tanto valor quanto um vidro de ketchup Heinz.

Angela disse...

Lamentável no que se tornou esse festival... axé, sertanejo e música eletrônica (se bem que essa eu gosto)...
E algumas pessoas ainda me perguntam pq ano após ano eu tenho menos vontade de ir aos shows...